Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de junho de 2009

As 12 cidades da copa 2014 no Brasil. Parte I


A Fifa anunciou neste domingo as 12 cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal e Recife. O anúncio foi feito pelo suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, diretamente de Nassau, nas Bahamas, onde acontecerá a reunião do Comitê Executivo do organismo. Um total de 17 cidades participava da disputa. Ficaram de fora Campo Grande, Goiânia, Rio Branco, Florianópolis e Belém.


Belo Horizonte
Capital projetada pelo engenheiro e urbanista Aarão Reis no final do século 19, Belo Horizonte seduz turistas com seu exuberante cenário e enorme potencial para a cultura e negócios.
Conhecida pelo potencial - seu parque produtivo é o quinto maior da América do Sul -, a capital de Minas Gerais se destaca na indústria automobilística e de autopeças, siderurgia, eletrônica e construção civil. A capacidade instalada pelo setor industrial, aliada às ótimas condições de segurança e conforto, atraem participantes e promotores de grandes eventos empresariais.
Terceiro centro industrial do país, BH também é a porta para o turismo cultural na tradição de Minas Gerais, em cidades como Ouro Preto, Mariana, Sabará, Congonhas e Caeté.


Brasília
Brasília é a Capital de todos os brasileiros, sua população é formada por pessoas vindas de todos os cantos deste grande País. Cada uma dessas pessoas traz consigo a cultura de suas regiões, o que faz de Brasília uma cidade rica e diversificada na sua gastronomia e na cultura.
A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960, com apenas parte de sua estrutura básica. O projeto do plano-piloto foi concebido pelo arquiteto Lúcio Costa, vencedor de um concurso nacional que selecionou a melhor proposta para a cidade. As principais edificações foram desenhadas por seu colega Oscar Niemeyer. Mas a proposta geral da cidade nasceu das idéias de Israel Pinheiro e do então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Cuiabá

Capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá fica às margens do rio de mesmo nome. Fundada em 1719, ficou praticamente estagnada desde o fim da exploração das jazidas de ouro até o início do século 20. Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1970 e 1980. Segundo a estimativa realizada em 2008 pelo IBGE, a população de Cuiabá é de 544.737 habitantes.Nos últimos 15 anos, o crescimento diminuiu, acompanhando tendência verificada na maior parte do país. Hoje, além das funções político-administrativas, é o principal pólo industrial, comercial e de serviços do estado. É conhecida como "cidade verde", devido à sua generosa arborização.

Curitiba
Cidade no Brasil que mais prima pelo planejamento urbano, Curitiba tem boa estrutura de transportes e acessibilidade garantida, o que facilita percorrer em um dia suas principais atrações, como o parque da Pedreira Paulo Leminski e a Ópera do Arame. Apesar de seu crescimento vertiginoso, a cidade ainda consegue manter-se relativamente calma, graças ao sistema de transporte coletivo, o Ligeirinho, que se tornou modelo para várias cidades do Brasil e do mundo.Para conhecê-la basta chegar à praça Tiradentes, no centro da cidade, e tomar o ônibus turístico, que circula por todos os museus, parques e demais pontos de interesse da cidade. Entre as obras mais recentes, destaca-se o Museu Niemeyer, projetado pelo próprio arquiteto.

Fortaleza
Destino turístico dos mais procurados, Fortaleza se destaca pelas suas praias. Só nos limites do município são 15 praias, sendo que uma das mais frequentadas é a Praia de Iracema, onde além de prédios históricos como a Igreja de São Pedro, o Estoril e a Ponte Metálica, o visitante encontra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.



Manaus
A cidade é ponto de partida para emocionantes passeios ecológicos que apresentam a floresta Amazônica. Muita natureza e prédios históricos compõem a a estrutura da capital amazonense. Manaus tem muito a oferecer aos turistas que procuram um íntimo contato com a exótica fauna e flora da região. Parques ecológicos, passeio de barco até o encontro dos rios Negro e Solimões, trekking na mata agradam os turistas mais radicais, enquanto museus e o Teatro Amazonas cuidam da diversão daqueles que preferem algo mais tranquilo.


Nenhum comentário: