Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

EITA QUE TANTA CAÍDA É ESSA??


Abaixo, os 37 ministros de Dilma Rousseff

Casa Civil – Antonio Palocci (PT)

Começou a vida política em 1988, quando foi eleito vereador em Ribeirão Preto (SP). Foi prefeito da cidade duas vezes. É deputado federal por São Paulo. Ocupou o Ministério da Fazenda de 2003 a 2006.

Secom – Helena Chagas

Coordenou a área de imprensa da campanha presidencial de Dilma Rousseff. É ex-diretora de Jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Segurança Institucional – General José Elito Carvalho Siqueira

Comandou a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) em 2006 e 2007. Foi diretor de Recursos Humanos do Exército, comandante da Aviação do Exército e da 16a. Brigada de Infantaria de Selva. Ingressou nas Forças Armadas aos 20 anos e é mestre e doutor em ciências militares.

Relações Institucionais – Luiz Sérgio (PT)

É presidente do PT no Rio de Janeiro. Em 1987, venceu as eleições para presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis. Este ano, foi reeleito para o quarto mandato de deputado federal. Foi prefeito de Angra dos Reis de 1993 a 1996.

Secretaria-Geral – Gilberto Carvalho (PT)

Ex-seminarista, é graduado em filosofia, com especialização em gerenciamento público. Antes de chegar ao Palácio do Planalto para ser chefe de gabinete da Presidência da República, desempenhou diversas funções no PT, partido que ajudou a fundar.

Justiça – José Eduardo Cardozo (PT)

Começou a militância política no Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi secretário de Governo do município de São Paulo e chefe de gabinete da antiga Secretaria da Administração Federal da Presidência da República. Exerceu por duas vezes o mandato de vereador. Foi eleito deputado federal em 2002 e 2006.

Comunicações – Paulo Bernardo (PT)

Bancário, foi eleito deputado federal pelo PT para a legislatura entre 1991 e 1995. Reelegeu-se em 1994 e 2002. Licenciou-se em 2005 para assumir o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Transportes – Alfredo Nascimento (PR)

É formado em letras e matemática pela Universidade Federal do Amazonas. Foi superintendente da Zona Franca de Manaus e secretário de Fazenda e de Administração do Amazonas. Foi prefeito de Manaus, como interventor, e vice-governador do estado.

Minas e Energia- Edison Lobão (PMDB)

Começou na vida pública em 1962, como assessor do Ministério de Viação e Obras Públicas. Em 1979, foi eleito pela primeira vez deputado federal do Maranhão. Em 1991, foi eleito governador do estado, cargo que ocupou até 1994. Atualmente é senador.

Turismo – Pedro Novais (PMDB)

É deputado federal desde 1979. Antes de exercer cargo eletivo, foi auditor fiscal do Tesouro Nacional e secretário de Fazenda do Maranhão. É formado em direito.

Defesa – Nelson Jobim (PMDB)

Foi duas vezes deputado federal pelo Rio Grande do Sul (1987 e 1991). Foi ministro da Justiça, de janeiro de 1995 a abril de 1997. Em 2004, assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal, mas se aposentou voluntariamente pouco antes do término do mandato.

Fazenda – Guido Mantega (PT)

Economista, ocupa o Ministério da Fazenda desde 2006. Antes, foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ministro do Planejamento.

Assuntos Estratégicos – Moreira Franco (PMDB)

Foi governador do Rio de Janeiro de 1987 a 1991. Também foi prefeito de Niterói (RJ) e deputado federal. Começou a militância política como estudante como membro do diretório acadêmico e dirigente estadual da Ação Popular, chegando a ser preso durante a ditadura militar.

Educação – Fernando Haddad (PT)

Formado em direito, com mestrado em economia e doutorado em filosofia, é professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou na Secretaria de Finanças de São Paulo.

Planejamento – Miriam Belchior (PT)

Foi secretária executiva do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Engenheira de alimentos, formada pela Universidade de Campinas (Unicamp), tem mestrado em administração pública e governamental.

Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – Fernando Pimental (PT)

Começou a militância política nos movimentos estudantis de 1968 contra a ditadura militar. Perseguido, viveu na clandestinidade, foi preso em 1970 e solto em 1973. Um dos fundadores do PT em Minas Gerais, foi prefeito de Belo Horizonte.

Portos – Leônidas Cristino (PSB)

Engenheiro civil graduado pela Universidade de Fortaleza. Foi diretor de Operação da Superintendência Municipal de Obras e Viação (Sumov) da prefeitura de Fortaleza e secretário estadual dos Transportes, de Energia, de Comunicações e de Obras. Foi prefeito de Sobral (CE).

Relações Exteriores - Antonio Patriota

Foi embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Ocupou também a Subsecretaria Geral de Política do Ministério das Relações Exteriores. Ocupou postos de comando de missões brasileiras em organismos internacionais em Genebra, de 1999 a 2003, e a chefia da representação do Brasil na ONU.

Saúde - Alexandre Padilha (PT)

Médico infectologista, é graduado pela Universidade de Campinas (Unicamp) e pós-graduado em doenças infecciosas e parasitárias pela Universidade de São Paulo (USP). Foi diretor nacional de Saúde Indígena da Funasa.

Previdência - Garibaldi Alves (PMDB)

Em 2008, assumiu a presidência do Senado Federal num momento de turbulência com a saída de Renan Calheiros (PMDB-AL). Este ano, foi eleito novamente para o Senado.

Trabalho - Carlos Lupi (PDT)

Entrou na vida política por intermédio do ex-governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola. Em 1990, foi eleito deputado pelo PDT e, em 2004, assumiu a presidência do partido. Comanda o Ministério do Trabalho desde abril de 2007.

Ciência e Tecnologia - Aloizio Mercadante (PT)

Com 20 anos de vida parlamentar na Câmara e no Senado, em 1994 foi candidato a vice de Lula. Exerceu o primeiro mand ato de deputado federal em 1990. Foi eleito para o Senado em 2002.

Integração Nacional - Fernando Bezerra (PSB)

Foi deputado estadual, de 1982 a 1986, secretário da Casa Civil de Pernambuco, de 1985 a 1986, e deputado federal, de 1986 a 1992. Ocupou a prefeitura de Petrolina (PE) por três mandatos (1992, 2000 e 2004).

Pesca - Ideli Salvatti (PT)

É uma das fundadoras do PT em Santa Catarina. Começou a vida parlamentar em 1994 como deputada estadual. Foi deputada federal no final da década de 90. Em 2002, foi a primeira mulher eleita senadora de Santa Catarina.

Agricultura - Wagner Rossi (PMDB)

Foi presidente da Conab. Começou a carreira política em 1983 como deputado estadual. Foi deputado federal por três mandatos, até 2001. No governo paulista, já foi secretário estadual de Transportes, de Infraestrutura Viária, de Educação, de Esportes e de Turismo, além de presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - Iriny Nicolau Corres Lopes (PT)

Mineira e ativista social, milita no PT desde 1983. Foi deputada federal por dois mandatos e reeleita neste ano. No Congresso, atuou nas áreas de direitos humanos e segurança pública. Foi a relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas Clandestinas, que culminou no indiciamento do banqueiro Daniel Dantas.

Desenvolvimento Social e Combate à Fome - Tereza Campelo (PT)

Economista, coordenou projetos estratégicos na Casa Civil. Trabalhou nos governos de Olívio Dutra e Tarso Genro, no Rio Grande do Sul, e na prefeitura de Porto Alegre. É formada pela Universidade Federal de Uberlândia (MG).

Meio Ambiente - Izabella Teixeira

Brasiliense e formada em biologia pela Universidade de Brasília (UnB), fez mestrado em planejamento energético e doutorado em planejamento ambiental na Universidade do Meio-Ambiente.

Cultura - Ana de Hollanda

Cantora, compositora e atriz. Foi diretora do Centro de Música da Fundação Nacional de Artes (Funarte), sendo responsável pela retomada da Bienal de Música Contemporânea e do Projeto Pixinguinha.

Esporte - Orlando Silva (PcdoB)

Indicado da cota do PCdoB, militou no movimento estudantil nos anos 90. Foi presidente da União Nacional dos Estudantes, de 1995 a 1997, e da União da Juventude Socialista, de 1998 a 2001. Já foi secretário executivo do ministério.

Desenvolvimento Agrário - Afonso Florence (PT)

Historiador formado pela Universidade Federal da Bahia, iniciou sua militância política presidindo o Diretório Central dos Estudantes. Exerceu o cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia.

Igualdade Racial - Luiza de Bairros (PT)

Foi secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia. Formada em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é doutora em sociologia pela Universidade de Michigan, nos EUA.

Cidades - Mário Silvio Mendes Negromonte (PP)

Pernambucano, advogado e empresário. Antes de militar no PP, foi do PMDB e do PSDB, do qual foi vice-presidente. Foi deputado estadual e quatro vezes deputado federal. Foi reeleito neste ano.

Banco Central - Alexandre Tombini

Funcionário de carreira da instituição, é doutor em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, com bacharelado pela Universidade de Brasília (UnB). Foi diretor de Assuntos Internacionais e de Estudos Especiais do BC.

Controladoria-Geral da União - Jorge Hage

Foi prefeito de Salvador, deputado estadual e deputado federal, quando participou da Assembleia Constituinte. De 2001 a 2003, coordenou a assessoria da presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, depois de ingressar por concurso público na magistratura.

Direitos Humanos - Maria do Rosário (PT)

Iniciou a carreira política no PCdoB e está no PT desde 1994. Foi vereadora em Porto Alegre, deputada estadual e está no terceiro mandato na Câmara dos Deputados. É especialista em direitos da infância e da adolescência.

Advocacia-Geral da União - Luís Inácio Lucena Adams

Em 2006, foi nomeado procurador-geral da Fazenda Nacional até ser escolhido, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para ocupar a Advocacia-Geral da União, em outubro de 2009. Ele substitui José Antônico Toffoli.

Informações e fotos: Agência Brasil

Nenhum comentário: