Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de maio de 2012

EDUCAÇÃO COMO PROCESSO!



A educação, como PROCESSO CONTÍNUO na vida humana, é um sistema e método eficaz para ensinar o ser humano a pensar em termos de humanidade, e, sobretudo, descobrir-se como "homem", pois ela facilita a realização completa da pessoa, incita cada indivíduo a assumir os seus deveres e a executar exaustivamente as tarefas de cidadão, membro de uma família dotado de aspirações pessoais e sensibilidade artística, libertando-se e enquadrando-se nos dinamismos de uma ética social e profissional.
A educação humana não é algo que fica limitado a etapas ou períodos. Ela estende-se pela vida toda. É uma dinâmica de aperfeiçoamento do homem como tal e total. É dentro desta dinâmica que podem existir períodos mais ou menos intensos, com etapas mais acentuadas ou não. É importante frisar que nenhum momento da vida humana está totalmente isento de educação.
A educação do ser humano vai se desenvolvendo CONTINUAMENTE E DE MANEIRAS DIVERSAS. Como exemplo disso poderíamos enumerar uma educação que se manifesta mais sistematicamente, ou até mesmo institucional; por outro lado, a permanente atualização dos valores humanos, conhecimentos e atitudes, seja do ponto de vista intelectual, social, moral, estético e espiritual. O importante em tudo isso, é que o homem sempre busque renovar sua capacidade de analisar seu objetivo e destino, procurando adquirir meio e atitudes convenientes e necessárias para a manutenção adequada dos rumos de sua própria vida e existência.
Pobre dos que pensam que educação é um PRODUTO. A educação é um PROCESSO. Por isso, não produz resultados visíveis num curtíssimo prazo. Os resultados de hoje, são frutos de um trabalho pautado no respeito e na cumplicidade de ontem. Acreditando nos valores e nas virtudes das pessoas, acreditando no potencial de cada um e estimulando para a aquisição de uma aprendizagem significativa. Mas há quem diga que tem mérito apenas as pessoas que mudaram a cor, a essas pessoas fica aqui meu pesar, pesar por ter a mente tão atrofiada, pesar pela limitação, pesar pela forma mesquinha de como tratam as pessoas, pesar pelo desrespeito e pela falta de visão e além do mais pela falta de reconhecimento.
Que venha às avaliações de 2012 e que os resultados sejam melhores do que 2011 que nossa educação seja elevada em todos seus patamares para podermos consolidar um processo que iniciou em 2007, mesmo se arrastando e com inúmeras dificuldades chegamos ao que somos hoje. Que todos os que participam do processo possam a cada dia melhorar, melhorar não só os índices de rendimentos, mas melhorar a RELAÇÃO HUMANA, na ÉTICA, no RESPEITO e acima de tudo RECONHECER OS VALORES, assim estará condizente às nossas falas em sala de aula e nos corredores de nossas escolas.   

Nenhum comentário: